bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Em homenagem ao mestre cervejeiro, Canoinhas ganha o Dia da Cerveja Artesanal Brasileira

Avatar photo

Com mais de 110 anos em funcionamento, Cervejaria Canoinhense é a mais antiga do Brasil. Foto: Montagem/Canoinhas Online

A Cervejaria Canoinhense, fundada em 1908, é provavelmente a cervejaria artesanal mais antiga do Brasil ainda em atividade, produzindo cervejas de acordo com a Lei da Pureza Alemã.

Fundada pela família Loeffler, durante muitos anos o mestre-cervejeiro Rupprecht Loeffler esteve à frente no comando da cervejaria.

Seu Lefra, como era carinhosamente conhecido, faleceu no dia 5 de junho de 2011, aos 93 anos, data que hoje em sua homenagem é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira, instituída em 2012.

A data, 5 de junho, será dia de mais uma comemoração. A Câmara de Vereadores de Canoinhas aprovou na noite de terça-feira (9), o Projeto de Lei que institui e regulamenta o Dia da Cerveja Artesanal Brasileira, que agora segue para ser sansionada pelo prefeito Beto Passos.

Gerda Loeffler sendo homenageada na Câmara de Vereadores/Divulgação
Durante a sessão também foi homenageada a esposa do mestre cervejeiro Loeffler, Gerda Loeffler, que recebeu flores, um quadro, e um parabéns cantado por todos os vereadores e comunidade presente.

“—Uma bela história que deve ser guardada, preservada, cultivada pelo nosso município, pela nossa comunidade, homenagem justa e sincera da Câmara de Vereadores a família Loeffler”, destacou Wilmar Sudoski.