fesmate

telemedicina

Relatório mostra que 97% dos alunos da rede estadual estão acessando atividades remotas

Avatar photo

Um levantamento concluído pela Secretaria de Estado da Educação (SED), nesta semana, mostra que o atendimento das atividades não presenciais alcança 97% dos estudantes da rede estadual. 

O relatório da Diretoria de Ensino da SED indica que 522.325, dos 537.584 alunos matriculados na rede, estão acessando as atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos.

A diminuição significativa de alunos que não respondem às atividades não presenciais, público que era de 34 mil no início de junho, é positiva na visão do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. 

Contudo, ele ressalta que a SED mantém ações para integrar os demais estudantes ao ensino não presencial e que o objetivo é que nenhum aluno fique para trás.

A participação dos estudantes é fundamental para que a gente consiga êxito nesse desafio de atingirmos a totalidade da rede. Essa redução significativa de estudantes que não estavam participando das atividades, e que passaram a acompanhar as ações não presenciais, mostra também que a campanha que realizamos está dando bons resultados, e que nós precisamos continuar trabalhando com essa iniciativa da busca ativa”, destaca o secretário.

Busca ativa para encontrar alunos que não respondem às atividades

A SED iniciou em junho o processo de busca ativa dos alunos que não estavam respondendo a nenhuma das atividades propostas pelos professores e pela unidade escolar, tanto na plataforma on-line quanto com os materiais impressos. 

O diagnóstico inclui um questionário virtual, disponibilizado para uso dos professores e gestores escolares, com perguntas para entender o motivo do aluno não estar participando das ações não presenciais.

Após um mês, o número de estudantes identificados na plataforma Professor ​Online como “não atendidos” diminuiu para 2.522. Como o diagnóstico da busca ativa está em andamento, ainda há ​12.737 estudantes que não têm registro de atendimento no sistema.

Lançamento de campanha para engajar alunos nas atividades

Para manter o engajamento dos alunos nas atividades não presenciais, a SED lançou a campanha “Cada um na sua casa. Todos presentes na Educação”. 

O objetivo é estimular principalmente os estudantes do Ensino Médio, público que reduziu a frequência de realização das atividades, a continuarem fazendo os exercícios propostos pelos professores, seja de forma online ou impressa, exercendo o direito à educação e praticando a autorresponsabilidade.

A campanha também prevê ações específicas para os professores e pais, mantendo toda a comunidade escolar engajada neste momento para construir um ensino de qualidade. 

Estudantes do ensino médio são os que menos frequentam as plataformas online para realizar atividades.

Notícia Anterior

Saqueadores levam quase 15 toneladas de batatas pré-fritas de caminhão tombado na BR-470

Próxima Notícia

Mais um comerciante é alvo de tentativa de assalto no centro de Canoinhas