Mutações na nova variante podem deixá-la mais infecciosa. Foto: Fabrício Escandiuzzi/ SES |
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a confirmação nesta quinta-feira (11), de um caso de Covid-19 pela variante P.1 do vírus SARS-CoV-2, que circula em Manaus/AM.
O caso é de um paciente residente de Joinville, 55 anos, com histórico de viagem para a capital amazonense e que retornou dia 16 de janeiro a Santa Catarina.
No retorno à residência, em Joinville, apresentou falta de ar, procurando uma unidade de saúde para atendimento. A amostra para realização de exame foi coletada no dia 17 de janeiro, com confirmação do Lacen/SC no dia seguinte.
O paciente apresentou quadro moderado, porém ficou internado no Hospital Bethesda, em Joinville, em isolamento, e evoluiu bem.
Seguindo o protocolo para investigação genômica da Covid-19, a amostra foi encaminhada pelo Lacen/SC para a Fiocruz para sequenciamento genético, por se tratar de paciente com histórico de deslocamento para região com identificação de nova variante do vírus .
Não há indícios, até o momento, de transmissão comunitária da variante no município de Joinville.
O secretário estadual de Saúde André Motta Ribeiro ainda aguarda os detalhes sobre o estado de saúde atual do paciente. Ele solicitou informações à prefeitura da cidade sobre o monitoramento de pessoas que tiveram contato com o paciente.
Joinville é a cidade catarinense mais populosa, com quase 600 mil moradores. O município é também o que concentra mais casos de Covid-19 em Santa Catarina, sendo 56.335 mil pessoas diagnosticadas, incluindo 656 delas que morreram por causa da doença.