A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informou nesta segunda-feira (1º), que em razão dos decretos e a portaria da Secretaria do Estado da Saúde nº 194, do Governo do Estado, estão suspensas todas as consultas, exames e cirurgias eletivas de pacientes em tratamento fora do domicílio pelos próximos 20 dias em Santa Catarina.
Serão mantidos apenas os atendimentos do pós-operatório, hemodiálise, oncológicos, com mobilização temporária e gestação de alto risco.
De acordo com a Secretaria, tão logo haja informações referentes aos reagendamentos, estas serão disponibilizadas nos canais oficiais. Para dúvidas e esclarecimentos, ligar no telefone (47) 3622-4124.
A portaria, com a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de fevereiro, e segundo o Governo do Estado, a medida foi tomada por causa do avanço da Covid-19 e tem como objetivo garantir o acesso das pessoas aos hospitais durante a pandemia.
A determinação é para hospitais públicos e privados. De acordo com a secretaria, a suspensão é aplicável a todas unidades que dispõem de leitos de internação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus.
As cirurgias de urgência e a emergência e os procedimentos tempo-sensíveis – aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam.
As cirurgias de urgência e a emergência e os procedimentos tempo-sensíveis – aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam.