cursos

bom_apetite_canoinhas

Lockdown inverso: Chapecó vai isolar pacientes com Covid-19 com ajuda de agentes de saúde

Avatar photo
Prefeitura espera reduzir a circulação do vírus no município e baixar os números de contaminação.

LEIA TAMBÉM

A prefeitura de Chapecó detalhou nesta quinta-feira (22) como vai funcionar a força-tarefa de isolamento e monitoramento dos casos ativos de Covid-19 na cidade.

Apelidada de “lockdown inverso”, a medida busca isolar todos os pacientes contaminados no município, com testagem em massa dos casos suspeitos e também de familiares que tiveram contato.

A ação vai ter apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, além de 320 agentes comunitários de saúde que serão a “linha de frente” da fiscalização.

“Vocês vão ter o nome e o endereço de cada um que está positivado na localidade onde vocês trabalham. Diariamente, vocês vão visitar aquele paciente, bater na porta da casa chamando a pessoa para dialogar em uma distância mínima de três ou quatro metros. Vão chamar todos os familiares daquela casa, conversar para ver se estão cumprindo a quarentena, verificar estado de saúde. Se observar qualquer integrante da família com qualquer sintoma, um espirro, uma dorzinha de garganta, vocês vão ligar para a Central Covid” – explicou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, aos agentes comunitários.

Nos casos de pessoas com sintomas, a Central Covid vai enviar uma unidade móvel até a residência. As pessoas serão testadas para coronavírus e, se necessário, a equipe vai indicar o tratamento necessário.

Com o trabalho, a prefeitura espera reduzir a circulação do vírus no município e seguir baixando os números de contaminação.

Os pacientes positivados para Covid-19 terão que fazer isolamento por um período entre 10 e 14 dias. Quem descumprir a medida poderá pagar multa e até ser processado criminalmente.

A força-tarefa envolvida na operação de isolamento também conta com a Assistência Social de Chapecó, que vai monitorar as famílias carentes, ou de trabalhadores informais que ficarão sem renda durante o período de isolamento.

Nesses casos, o município vai fornecer cestas básicas para garantir a alimentação da família por 30 dias.

Foto: Prefeitura de Chapecó / Divulgação