bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Manifestantes fazem buzinaço em frente a hospital no Paraná

Avatar photo
A ação foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba.

Um grupo de manifestantes promoveu um buzinaço em frente ao Hospital Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, no sábado (3).

Eles protestaram contra medidas de restrição no combate à pandemia na cidade e defenderam o uso de tratamento precoce para a Covid-19.

No local, profissionais de saúde, entre eles o secretário municipal da pasta, responderam com silêncio e cartazes. Entre eles, as frases “silêncio, por favor respeite os pacientes” e “números têm nome”.

“Me entristeceu muito ver pessoas que lá atrás me ligavam de noite pedindo ajuda para um familiar com Covid, e outros que eu sabia que haviam perdido familiares. Foi difícil ver a forma como alguns nos receberam, com palavras contrárias, esquecendo que somos nós que estamos lá a qualquer horário lutando por eles”, lamentou o secretário, Gabriel Modesto.

Gabriel ressaltou, ainda, que o município chegou a transferir pacientes para cidades vizinhas por falta de estrutura.

A ação foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig) e contou com carros “vestidos” com a bandeira do Brasil.

O presidente da Acig, Braulio Augusto Pedrotti, se manifestou dizendo que era uma manifestação pública e não tinha como controlar todos, mas que os organizadores tinham estabelecido regras de respeito e que foi uma minoria que tomou outras atitudes.

Guaratuba tem 37.527 habitantes e confirmou 3.785 casos do novo coronavírus desde o começo da pandemia, com 2.748 pessoas recuperadas e 116 mortes registradas pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), no sábado (3).

Foto: Rafael Domingues Soveral da Silva/Prefeitura de Guaratuba