iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Vereador abre caixão lacrado para provar que idoso não morreu de covid

Avatar photo
Fato aconteceu em Minas Gerais, no último sábado e a Polícia Civil vai investigar a conduta do parlamentar por crime de infração.

Um vereador de Santa Bárbara do Leste (MG) será investigado por ter quebrado o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.

O parlamentar, Wlliam Faria (PT), abriu o caixão de um idoso, de 92 anos, antes mesmo de enterrar, para mostrar que ele não teria morrido de Covid-19. O vídeo foi gravado e publicado nas redes sociais do vereador.

Segundo o Hospital Irmã Denise, que fica em Caratinga (MG), o idosoJosé Vieira do Carmo morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e com sintomas de Covid-19.

Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga no sábado (24), à noite. Em seguida, foi transferido para o hospital e, poucas horas depois, morreu.

De acordo com a família do idoso, ele fez o teste rápido e deu negativo. O homem fez um segundo teste PCR, que ainda não saiu o resultado.

Por ser diagnosticado com suspeita de Covid-19, o corpo do idoso foi levado para a funerária e depois encaminhado ao cemitério.

Os familiares informaram que o aposentado sempre apresentou problemas de saúde. Ele já havia tomado a primeira dose contra a Covid-19 e, na próxima semana, iria tomar a segunda.

A família do senhor que morreu questionou o protocolo, já que eles queriam velar o idoso e o teste rápido havia dado negativo, segundo os familiares. No laudo apresentado à família informava que a causa da morte foi por Insuficiência Respiratória. Em nenhum local está escrito ou refere-se a Covid-19. Foi quando os parentes do homem entraram em contato com o vereador.

Ao chegar no cemitério, o parlamentar abriu o caixão, que estava lacrado, com um facão e tocou na sacola que envolvia o corpo do idoso, quebrando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

“Nós não podemos enterrar um cidadão com dúvida. Não é simplesmente pegar um cidadão e empacotar ele e falar que é Covid. A gente tem que ter certeza do que está fazendo”, afirmou o vereador.

Uma funcionária da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Bárbara do Leste aparece no vídeo e concorda com as falas do vereador.

Vereador manda levar caixão de volta à funerária para colocação de flores e enterro digno para o idoso. Foto: Reprodução

Em nota, o município disse que ela se sentiu pressionada e que foi induzida pelo parlamentar. A prefeitura disse ainda que discorda totalmente da ação irresponsável do vereador, que expôs todos que estavam no local ao risco de contaminação.

A Polícia Civil informou que o vereador está sendo investigado por crime de infração de medida sanitária preventiva, já que, segundo a PC, o resultado do teste PCR só é divulgado em três dias.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste se manifestou em um vídeo. Segundo ele, a conduta do parlamentar será investigada.

“A Câmara Municipal esclarece que a conduta do vereador será devidamente investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Tão logo o processo seja concluído, daremos maiores esclarecimentos sobre as medidas adotadas em razão deste lamentável evento”, concluiu Altair Nunes Ferreira, presidente da Câmara.

 Fotos: Reprodução/Redes Sociais