Apesar da onda de calor, serra catarinense registra geada nesta quinta

Defesa Civil reforçou o alerta para a onda de calor intenso no estado nos próximos dias.

O amanhecer desta quinta-feira (13) na Serra catarinense foi gelado, com mínima perto dos 10ºC. Na localidade do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, houve registro de geada e a vegetação ficou coberta por uma fina camada de gelo.

Segundo a previsão da Defesa Civil, as temperaturas nas primeiras horas da manhã ficaram abaixo dos 20ºC na maioria das regiões.

Para esta sexta e sábado, a combinação de altas temperaturas e baixa umidade favorecem a condição de temporais isolados em todo o estado.

Nesta quinta, a Defesa Civil também reforçou um alerta meteorológico para nível de ATENÇÃO devido ao calor intenso que deve atingir o estado durante os próximos dias. A onda de calor atuará em Santa Catarina e deve persistir até o próximo dia 19.

Regiões como o Oeste, Vale do Itajaí, Liitoral Sul e Litoral Norte podem registrar extremos superiores aos 40 graus. Para a Grande Florianópolis e Planalto, os termômetros deverão passar dos 30 graus.

Durante esse período, a Defesa Civil orienta que os cuidados devem ser redobrados com crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e pets.

“A Defesa Civil recomenda que as pessoas não deixem crianças e animais em locais sem ventilação adequada e que reforcem cuidados com hidratação e alimentação leve”, reforça o chefe da Defesa Civil, David Busarello.