O MEC (Ministério da Educação) trabalha uma proposta para proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula das escolas do país. Sem apontar mais detalhes, a pasta federal informou ao R7, em nota, que o tema será tratado por meio de um projeto de lei.
A expectativa do ministério é enviar o texto ao Legislativo no próximo mês. Informações sobre os ambientes das escolas com banimento aos aparelhos e quais instituições seriam abrangidas — de ensino fundamental e médio, por exemplo —, ainda não foram apresentadas pelo MEC.
O estudo TIC Educação 2023, divulgado no mês passado, aponta que 64% das escolas de ensino fundamental e médio do Brasil já implementaram restrições aos aparelhos.
Outras 28% não permitem o uso de celulares pelos estudantes Entre os colégios que atendem crianças menores, a proibição dos dispositivos aumentou de 32% em 2020 para 42% no ano passado.
Ainda segundo o levantamento, a extinção dos aparelhos em escolas de ensino médio existe em apenas 8% das instituições pesquisadas. A pesquisa foi feita em 3 mil escolas públicas e particulares de todo o país.