telemedicina

Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer

Avatar photo
Artista morreu enquanto estava nos Estados Unidos para tratamento experimental contra o câncer.

Cantora, empresária e apresentadora, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, a Preta Gil, morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após complicações em decorrência de um câncer. Gilberto Gil publicou uma nota sobre a morte de sua filha e pediu a compreensão de amigos e fãs enquanto a família atravessa esse “momento difícil”.

“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos nesse momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz a nota, publicada em conjunto com a esposa e madrasta de Preta, Flora Gil. “Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família”. Ele disse também que irá atualizar os seguidores sobre as cerimônias de despedida de Preta.

A estrela estava nos Estados Unidos nos últimos meses para passar por um tratamento experimental contra a doença depois de esgotar suas possibilidades no Brasil. Preta Gil iniciou tratamento em janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico.

Em agosto de 2023, passou por uma cirurgia de 14 horas, para extirpar o tumor e ainda fazer uma histerectomia total abdominal — retirada do útero através de uma incisão no abdômen. Só ano seguinte ela revelou que precisou amputar o reto.

Preta Gil em tratamento alternativo nos EUA – Arquivo pessoal

A doença retornou no segundo semestre de 2024, quando 6 novos focos foram identificados no peritônio e no sistema linfático, e removidos em cirurgia com duração de 21 horas que aconteceu em dezembro de 2024.

O tumor original de Preta Gil foi o câncer no reto, que foi removido em uma cirurgia após tratamento com quimioterapia. Ao longo de todo o tratamento contra a doença, a cantora compartilhou a rotina de exames, internações e cirurgias com os fãs, das pequenas vitórias aos grandes reveses.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A artista teve apenas um filho: Francisco Gil, também conhecido como Fran, músico que completa o trio do grupo Gilsons.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, nascida no berço dos grandes da MPB, Preta deixa um filho, Francisco, de 28, e uma neta, Sol de Maria, de 7.

Deixa também um legado de luta contra o racismo, pelo direito das mulheres e da comunidade LGBT+, e pela autoaceitação e amor próprio.

Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta enfrentou preconceitos desde a infância e usava sua visibilidade para combater o racismo, a gordofobia e a homofobia.

Otimista, Preta Gil enfrentou diversos desafios na luta contra o câncer

A saúde de Preta Gil passou a ser assunto em janeiro de 2023, quando um câncer no intestino foi diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente – nas redes sociais e em entrevistas à imprensa – seus desafios na batalha contra a doença.

Uma dessas dificuldades relatadas aconteceu ainda em março de 2023, quando Preta se viu diante de um quadro de septicemia, causada por uma possível infecção durante as sessões de quimio, que levou a artista à perda de consciência por quatro horas e 20 dias na UTI.

Ela ainda revelou a remoção do reto como parte do tratamento contra o câncer. Em seu Instagram, ela compartilhou uma foto mostrando a bolsa de ileostomia.

“Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida e me deu a possibilidade de me restabelecer de uma cirurgia que retirou o tumor que eu tinha!”, escreveu ela.

Outro baque durante o tratamento do câncer foi o rompimento de seu casamento de oito anos com Rodrigo Godoy. Juntos desde 2015, o casal encerrou a relação depois que a cantora passou a não sentir companheirismo por parte do marido em sua luta contra o câncer.

Além disso, uma traição do ex-marido com uma pessoa próxima ao casal foi revelada pela artista.

A luta contra o câncer, que parecia ter chegado ao fim, foi retomada em agosto de 2024. Na ocasião, Preta foi diagnosticada com novos tumores e metástase.

Um dos médicos que acompanhou o tratamento contra o câncer de Preta, o cardiologista Roberto Kalil destacou à CNN como o otimismo demonstrado pela cantora foi importante na luta contra a doença. Preta Gil, nascida no Rio de Janeiro em 08 de agosto de 1974, perdeu a luta para o câncer aos 50 anos.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Motorista de 27 anos sai ileso de capotamento na SC-135 em Porto União

Próxima Notícia

PREVISÃO DO TEMPO
Após dias de tempo seco, pancadas de chuva podem atingir SC no meio da semana