O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o programa Escola Boa, que prevê um investimento de R$ 3,6 bilhões para transformar a infraestrutura da rede estadual de ensino.
A iniciativa integra o movimento Educação Levada a Sério e contempla reformas, manutenção, uniformes, material escolar, conectividade e segurança.
De acordo com o governador Jorginho Mello, o objetivo é recuperar não apenas as estruturas físicas, mas também a autoestima de professores, alunos e famílias. “A educação é a maior avenida da vida e estamos motivados para fazer essa transformação acontecer”, destacou.
Entre as ações, estão previstas a entrega de kits de uniformes a todos os 519 mil estudantes, além de novos materiais escolares.
As 1.038 escolas da rede receberão rede wi-fi, climatização de salas de aula, equipamentos tecnológicos, novos mobiliários, materiais esportivos e sistemas de segurança com videomonitoramento e botões de pânico.
O planejamento inclui ainda a reforma e ampliação de 199 escolas, construção de 128 ginásios, instalação de 5,7 mil aparelhos de ar-condicionado, além da criação de 10 novas escolas e 95 parques infantis, com execução entre 2025 e 2026.
Outra medida será o reforço do transporte escolar, com a aquisição de 100 novos ônibus, e a implementação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (SEAESC).
Segundo a secretária de Educação, os investimentos representam uma semeadura de longo prazo: “Serão ações que transformarão nossas escolas e farão total diferença na vida dos estudantes e das equipes pedagógicas”.