O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico climático para o mês de junho, apontando que as temperaturas devem ficar acima da média histórica em grande parte do Brasil, especialmente na porção central.
Em relação às chuvas, o órgão prevê volumes acima da média em áreas das regiões Norte, Nordeste e Sul, enquanto a Região Sudeste e partes do Paraná e de Santa Catarina devem registrar acumulados dentro da normalidade ou abaixo da média.
Comportamento das chuvas pelo Brasil
De acordo com o mapa de anomalias de precipitação do Inmet, o regime de chuvas apresentará comportamento distinto em cada região geográfica:
- Região Sul: A previsão indica chuva acima da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Em contrapartida, boa parte do Paraná e o nordeste de Santa Catarina devem registrar volumes na faixa normal ou abaixo da média histórica.
- Região Sudeste: O prognóstico aponta chuvas abaixo da média no sul de Minas Gerais e na maior parte do estado de São Paulo. Nas demais áreas da região, os volumes previstos devem ficar próximos à média.
- Região Norte: São esperados totais de chuva acima da média em quase todo o Pará, no sudoeste e centro-leste do Amazonas, no centro-sul de Roraima e em todo o Amapá. Já o restante de Roraima e o extremo noroeste do Pará devem ter volumes abaixo da média.
- Região Nordeste: O Inmet prevê chuva acima da média no norte do Maranhão e do Piauí, e em grande parte do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As demais áreas nordestinas devem registrar acumulados próximos à média.
Termômetros em alta em todas as regiões
O calor deve se fazer notar com mais intensidade em junho, com os termômetros registrando marcas acima da climatologia do mês em todo o território nacional.
Na Região Sul, a previsão geral é de temperaturas até 1°C acima da média em todos os estados, mas o extremo oeste de Santa Catarina e o norte do Paraná podem registrar anomalias de até 1,5°C. No Sudeste, todas as áreas ficarão acima da média, com o oeste de São Paulo e o norte de Minas Gerais enfrentando aumentos de até 1,5°C em relação à média histórica.
Para o Centro-Oeste, o prognóstico indica temperaturas médias até 1°C acima da climatologia em todos os estados, com picos de até 1,5°C acima do normal no leste de Goiás, grande parte de Mato Grosso do Sul e no noroeste e sudoeste de Mato Grosso.
No Nordeste, as temperaturas devem subir até 1°C acima da média em grande parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Por fim, a Região Norte deve ter predomínio de calor até 1°C acima da média de junho, com exceção do extremo noroeste do Pará, centro-sul de Roraima e centro-norte de Rondônia, onde as temperaturas devem permanecer dentro da normalidade para o período.
















