Incêndio em estufa de fumo deixa prejuízo de R$ 25 mil em Santa Terezinha

Avatar photo
Ação rápida do agricultor com lavadora de alta pressão ajudou a conter as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros de Papanduva.

LEIA TAMBÉM

Um incêndio atingiu uma estufa de secagem de tabaco na tarde deste sábado (24), por volta das 15h20, na localidade de Entre Rios I, no município de Santa Terezinha, no Planalto Norte catarinense. O atendimento da ocorrência mobilizou a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Papanduva.

O proprietário do imóvel percebeu a fumaça saindo da estrutura de alvenaria de cerca de 50 metros quadrados e agiu rapidamente: desligou a energia elétrica, fechou as entradas de ar para sufocar as chamas e acionou o socorro.

Com o auxílio de vizinhos e uma lavadora de alta pressão, o agricultor conseguiu controlar e extinguir o foco principal antes da chegada dos bombeiros. O morador relatou que a manutenção da estufa elétrica estava em dia e não soube apontar a causa provável do início do fogo.

Rescaldo e prejuízos materiais

Ao chegar à propriedade, a guarnição dos bombeiros realizou o gerenciamento de riscos e deu início ao trabalho de resfriamento e rescaldo do ambiente para eliminar qualquer risco de reignição. Foram utilizados aproximadamente 1.000 litros de água em cerca de 30 minutos de trabalho, além do uso de ventilação natural para a dispersão da fumaça e dos gases tóxicos.

Não houve feridos na ocorrência, registrando-se apenas danos materiais:

  • Perda de produção: Cerca de 1.000 quilos de tabaco foram destruídos pelas chamas e pelo calor.
  • Danos estruturais: Danificação de parte da fiação elétrica e equipamentos de secagem.
  • Prejuízo financeiro: Estimado em aproximadamente R$ 25 mil. O proprietário informou que a estufa possui cobertura de seguro.

Após a finalização do rescaldo e as devidas orientações de segurança repassadas ao agricultor, a equipe retornou ao quartel em Papanduva.

Notícia Anterior

ELEIÇÕES 2026
Flávio e Lula reúnem multidões e demonstram força na reta final do 2º turno

Próxima Notícia

FRAUDES FINANCEIRAS
Polícia Civil de SC cumpre mandados em São Paulo contra quadrilha do “falso advogado”

VOCÊ VIU?