Medidas para conter disseminação do coronavírus é decretado em Canoinhas

Casos confirmados em Santa Catarina chegam a 7. No país são 234 casos.

Para auxiliar na prevenção e no combate ao coronavírus, o Governo de Canoinhas publica nesta terça-feira (17),  decreto que traz orientações à população e as principais medidas que devem ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

Decreto municipal vai proibir a realização de eventos coletivos que acumulem público maior de 100 pessoas em Canoinhas por 60 dias.

Pelo avanço da doença no país, a Vigilância Epidemiológica municipal tem previsão de que o município chegue ao auge do enfrentamento do covid-19 em 45 dias; por isso a medida preventiva.

Estão sendo convocados todos os profissionais de saúde que estão em licença ou férias. Haverá suspensão da concessão de férias aos profissionais da saúde nos próximos 60 dias.

Amanhã terça-feira (17), às 8h, o prefeito de Canoinhas e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, concedem entrevista coletiva à imprensa sobre o assunto. 

A entrevista deve ter transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura.

Isolamento voluntário: a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de o viajante internacional isolar-se por uma semana (sete dias), a partir da data de desembarque, orientando que procure a unidade de saúde se apresentar febre e tosse ou dispneia. Recomenda também o isolamento voluntário de sete dias e de 14 dias para sintomáticos respiratórios.

Neste momento, as aulas municipais não serão canceladas. “Mas reafirmamos a necessidade das práticas de higiene, e adoção das recomendações do Estado quanto ao distanciamento entre os estudantes e a distribuição de álcool 70% na entrada de todas as salas de aula, assim como o reforço da higienização da estrutura física”, explica a Secretária de Saúde, Katia Oliskowski.

Recomenda-se que todos os estabelecimentos públicos e privados disponibilizem álcool gel nas principais entradas. 

“Pedimos também reforço da higiene da estrutura física. Lembrando sempre da eficácia da lavagem das mãos”, acrescenta.

Serão realizados atendimentos prioritários nas unidades básicas de saúde, sendo suspensos atendimentos eletivos, neste momento.

A partir desta segunda-feira, 16, estão cancelados os encontros dos grupos do Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) da Assistência Social. 

“Orientamos os idosos que evitem locais com grande número de pessoas, que não participem de encontros, celebrações e reuniões”, recomenda Kátia.

A secretária também reforça a necessidade da etiqueta respiratória. Semanalmente equipe da secretaria de Saúde estará reunida para avaliar a situação do Covid-19 e emitir novas orientações à população.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas esclarece ainda que não há caso confirmado de coronavírus no município. Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, em Canoinhas há somente pessoas em isolamento voluntário por terem voltado de viagens de locais onde há casos confirmados de corona.

Total
0
Shares