Santa Catarina tem 301 casos confirmados de Covid-19 com 115 pacientes internados

Avatar
Números de casos confirmados subiu 7,1% em 24 horas em Santa Catarina. Imagem ilustrativa

Em três semanas Santa Catarina ultrapassou os 300 casos confirmados de coronavírus. Nesta sexta-feira (3) o governo do Estado divulgou que 301 pacientes já testaram positivo para a doença, o que representa cerca de 7,1% a mais em relação ao dia anterior.

Nesta sexta, foram confirmados os primeiros pacientes com coronavírus em Araranguá, Governador Celso Ramos, Irati, Morro da Fumaça e Palhoça.

O número de mortes continua em cinco,com base nos resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC).

Já em relação aos pacientes hospitalizados houve aumento: são 31 pessoas infectadas por Covid-19 com agravamento do quadro de saúde e que estão em Unidade Intensiva de Saúde (UTI) e outros 84 pacientes estão hospitalizados com suspeita da doença.

Enfrentamento do Covid-19

Carlos Moisés esclareceu alguns pontos do plano de enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. A ideia é dar condições aos hospitais e aumentar os leitos de Unidade Intensiva de Atendimento (UTI) antes de se chegar ao pico de contaminados por coronavírus no estado. 

Com isso, o governo passa a pagar o teto aos hospitais filantrópicos de todo o Estado. O investimento ultrapassa os R$ 276 milhões.

Em relação aos leitos para pacientes com agravamento de quadro de saúde, a meta do governo do Estado,  é contar com um total de 2.515 leitos de UTI disponíveis para atendimento da população catarinense, o que representa um total de 3.52 leitos para 10 mil habitantes.

Com 800 leitos aproximadamente, a média atualmente é de 1.58 leitos para 10 mil habitantes.

Nesta conta, o Estado contabiliza ter leitos de hospitais privados, que serão alugados pelo sistema de saúde catarinense e que ficaram disponíveis depois da suspensão de cirurgias eletivas.

Para ser ter noção disso, comparamos com a Itália, que tem 1.5 por 10.000 habitantes. No pico da pandemia, a demanda foi de 2.4 leitos por 10.000 habitantes, e a Itália não conseguiu atender. Nosso planejamento é 3.52 por 10.000 catarinenses, extrapolando para ter uma margem de segurança. Vamos ativá-los conforme a necessidade durante a pandemia. Isso vai depende de receber os equipamentos e insumos que foram adquiridos pela normativa de importar de outros e de comprar de produção local, bem como equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde – explicou Moisés.

Casos confirmados por faixa-etária



Cidades com casos de coronavírus em SC

Antônio Carlos – 8

Araranguá – 1

Balneário Arroio do Silva – 1

Balneário Camboriú – 10

Biguaçu – 1

Blumenau – 24

Braço do Norte – 12

Brusque – 3

Camboriú – 7

Canelinha – 1

Chapecó – 5

Criciúma – 23

Florianópolis – 78

Gaspar – 2

Governador Celso Ramos – 1

Gravatal – 3

Içara – 1

Imbituba – 6

Indaial – 1

Irati – 1

Itajaí – 19

Itapema – 2

Jaguaruna – 2

Jaraguá do Sul – 5

Joaçaba – 1

Joinville – 17

Lages – 1

Laguna – 1

Mafra – 1

Morro da Fumaça – 1

Navegantes – 4

Palhoça – 1

Papanduva – 2

Paulo Lopes – 1

Pescaria Brava – 1

Pomerode – 1

Porto Belo – 4

Rancho Queimado – 2

São Francisco do Sul – 1

São José – 12

São Lourenço do Oeste – 1

São Ludgero – 3

São Pedro de Alcântara – 1

Siderópolis – 2

Tijucas – 1

Timbé do Sul – 1

Tubarão – 15

Urussanga – 1

Outros estados – 5

Outros países – 3

Total
0
Shares