Conheça \’Anitta\’, novo medicamento contra coronavírus sugerido por Bolsonaro

Bolsonaro apresentando o \”Anitta\’. Foto: Reprodução

Em sua live semanal, no início da noite de quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro falou que ainda está contaminado pelo novo coronavírus, conforme resultado de exame de quarta-feira (15), mas espera \”ficar livre aí, nos próximos dias\”, disse ele.

Além da hidroxicloroquina, que diz ter tomado nas últimas semanas como forma de tratamento, Bolsonaro também sugeriu que as pessoas com sintomas da Covid-19 procurem médicos para saber se devem tomar o vermífugo nitazoxanida, conhecido pelo nome comercial Annita.

\”Também agora está aí, apresentando o Annita. Não sou médico, não recomendo nada para ninguém. O que recomendo é que procure o médico… Você que está com parente, um amigo, um idoso que tá com sintomas, procure um médico. Doutor, ministra ou não hidroxicloroquina? Ministra Annita ou não? O que o senhor recomenda? O médico vai falar alguma coisa. Pode falar \’vai para casa e deite\’. Aí você decide e procura outro médico se quiser.\”

A declaração feita por Bolsonaro em vídeo, que passou de 1 milhão de visualizações e teve mais de 130 mil comentários, causou indignação de uns e apoio de outros. 
A maior preocupação é que comece uma nova corrida às farmácias em busca do medicamento, que é um vermífugo/ antiparasitário, e que um grupo de cientistas já faz testes, há algum tempo, mas sem comprovação de eficácia.
Quanto a hidroxicloroquina, Bolsonaro disse que ela \”também não tem comprovação científica, que não tem comprovação eficaz. Nem que não tem, nem que tem.\”
O \’Annita\’ (nitazoxanida), de acordo com os médicos, possui algumas contraindicações: não deve ser usada por pessoas com doenças hepáticas ou com doença renal e não há comprovação de que evita \”pegar\” a Covid-19.

\”E se pegar e vier a falecer, paciência, todo mundo morre, é o destino de todo mundo\”, como Bolsonaro mesmo já disse.

Embora tenha dito que não é \”garoto-propaganda\” de medicamentos, Bolsonaro exibiu caixa de \’Annita\’ em live transmitida no Facebook e no YouTube.

Total
0
Shares