tres_barras

natal_canoinhas

“Cordão de estrelas” vistos no céu nesta quarta-feira voltou a chamar a atenção

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Foto: Twitter/Reprodução

Um \”cordão de estrelas\” chamou a atenção de moradores em diversos pontos do Brasil na noite desta quarta-feira (12).

Os pontos luminosos surgiram por volta das 19h e surpreenderam internautas, que relataram o episódios no Twitter. Enfileiradas, as luzes desapareceram pouco tempo depois de serem vistas.


O fenômeno nada mais é do que satélites, que estão cobrindo o mundo inteiro, provendo links de dados independente de infraestrutura como cabos e antenas terrestres, lançados pela empresa americana SpaceX (permitindo uma rede universal de internet banda larga).

Em janeiro deste ano, quando as \”luzes enfileiradas\” foram vistas no Paraná e Santa Catarina, o diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explicou que os satélites são pequenos e estão em baixa altitude.

\”Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço\”.

O professor detalhou que os satélites dão uma volta à Terra a cada 90 minutos.

Como ele está formando cordão, é bem visível. Se passasse um só, talvez muitos nem percebessem, mas como são vários atrás do outro, fica mais visível. O pessoal ainda vai levar muito susto – brinca o observador.

E ele tinha razão. Quase seis meses depois, as luzes enfileiradas no céu deram um susto em muita gente. Veja algumas postagens no Twitter:

Notícia Anterior

Senadores criticam corte de R$ 4,2 bi do orçamento da Educação para 2021

Próxima Notícia

Covid-19: morre paciente que estava internada no HSC de Canoinhas