bom_apetite_canoinhas

cursos

Solidariedade! vizinhos se unem para cuidar de lavoura de família diagnosticada com Covid-19

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Arquivo pessoal/Reprodução

Um mutirão de solidariedade! É assim que pode se definir a ação de um grupo de vizinhos que se reuniu para cuidar da lavoura de uma família de agricultores, diagnosticada com Covid-19. 

Os agricultores Augustinho e Salete Salvalagio e outras quatro pessoas que moravam na mesma casa, contraíram a doença e precisaram ficar fora do trabalho na plantação de fumo.
O agricultor ficou 12 dias internado no hospital enquanto a esposa e os familiares se recuperavam em casa da doença.

\”Bateu o desespero, porque eu era o mais forte da casa e estava lá, que não podia nem me governar sozinho. Minha esposa sentiu bastante também, ela não precisou ser internada, mas ficou bem mal, assim não poderia ajudar. Era só o rapaz, a moça e a nora, mas tinha leite pra tirar, vaca pra cuidar, daí foi atrasando\”, contou o agricultor.

Para impedir que a plantação da família fosse prejudicada, quatro vizinhos de Augustinho se reuniram para trabalhar na lavoura de fumo. Sensibilizados com a situação, outras 20 pessoas se dispuseram a ajudar.
Lavoura foi recuperada após mutirão dos voluntários. Foto: NSC TV/Reprodução
A ideia surgiu em um grupo de aplicativo de mensagem que reúne 10 famílias da região. Ele conta que no início nem imaginavam que tanta gente se colocaria à disposição.

No dia combinado, as famílias foram até a plantação de fumo de Augustinho para fazer o trabalho que estava atrasado, no município de Orleans, no sul catarinense.

\”Muita emoção na hora, porque ver todo aquele pessoal aqui na frente da casa com uma enxada cada um, qualquer um se emociona né?\”, recordou o agricultor, que se recupera da doença.

\”Eu acho que essa pandemia veio pra mostrar pra nós e pra todo mundo que, apesar do ser humano ser um homem super dotado de inteligência e de poder, são essas simples atitudes que podem fazer a diferença. O importante não é a gente ter, o importante é a gente ser pessoas de fé, pessoas amigas, ser solidárias, ser pessoas companheiras que nas horas de dificuldades essas virtudes vão se sobressair\”, finalizou.

Seis pessoas contraíram a doença e precisaram ficar fora do trabalho na plantação de fumo.