bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Vídeo: Temporal causa estragos no oeste e Canoinhas registra granizo, neste domingo 27

Avatar photo

Reprodução
Áreas de instabilidade associadas ao ar muito quente atingiram o Oeste de Santa Catarina neste domingo (27), causando estragos. O município mais atingido foi Chapecó, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento de 93 km/h (vídeo abaixo).
De acordo com a Defesa Civil, várias casas foram destelhadas e uma árvore caiu na SC-283, na saída para Seara. Houve problemas na rede elétrica que deixaram parte da cidade sem luz.

Uma árvore também caiu sobre imóvel residencial. A casa foi danificada, tendo a segurança comprometida. Ninguém se feriu. Houve registro de destelhamentos em Xaxim e queda de granizo em Caçador e Cascavel. 

Fenômeno também ocorreu em cidades como Blumenau, Indaial e Timbó, mas não teve ocorrências registradas pela Defesa Civil.

A frente fria que chegou neste domingo também trouxe chuva para o planalto norte. Em Canoinhas houve registro de granizo por volta das 17h30 (vídeo abaixo).
Conforme alerta da Defesa Civil, permanece a condição de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo ainda na noite deste domingo (27), para as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Alto Vale do Itajaí.

Na segunda-feira (28), a frente fria se desloca pelo estado e favorece pancadas de chuva com temporais isolados desde a madrugada.

A partir da tarde o tempo deve melhorar nas porções oeste e sul, enquanto no norte e nordeste a chuva deve seguir.

Amanhecer com temperaturas amenas, mínimas de 17 a 20º C no litoral e Vale do Itajaí e de 13 a 16º C nas demais áreas. A tarde as temperaturas ficam mais altas no Vale, Planalto Norte e Mitoral Norte, com máximas de 29º a 32º C.

Cidades do Paraná também registraram registraram chuva e granizo na tarde deste domingo (27), o que deixou mais de 179 mil imóveis sem energia em todo o estado, de acordo com a Copel.

Para a noite deste domingo ainda há alerta da Defesa Civil para temporais com descargas elétricas e granizo para o Planalto Norte.