Nesta quinta-feira (15), Santa Catarina recebeu 125 mil doses da vacina AstraZeneca e registrou a menor taxa de ocupação de leitos Covid-19 dos últimos quatro meses até as 11h16, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o voo trazendo os imunizantes chegou a Florianópolis por volta das 18h.
Também nesta quinta, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina decidiu remanejar 125 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual. As doses começaram a ser distribuídas ainda pela manhã.
Desta forma, as doses que chegaram no início da noite serão repostas e reservadas para a aplicação da segunda dose, já que as 125 mil vacinas foram distribuídas antecipadamente para dar continuidade à aplicação pelos municípios.
Estado também vai distribuir 63.100 doses da vacina Coronavac para aplicação da dose dois
Nesta remessa, também serão encaminhadas às centrais regionais 63.100 doses da vacina Coronavac para uso como segunda dose (D2), visando garantir que os esquemas iniciados no dia 25 de junho, sejam completados.
Leitos Covid
Nesta quinta (15), o estado registrou uma taxa de 79,58% dos leitos Covid-19 ocupados. Essa foi a menor taxa registrada em Santa Catarina desde fevereiro. Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto (geral) é de 86,5%.
“Quanto mais vacina, menos internação. A expectativa é que esses números melhorem nas próximas semanas e meses, quando estimamos aplicar ainda mais doses de vacinas. Só de dose 2, nós projetamos 600 mil até o final de julho”, destacou Motta Ribeiro.