Alunos do Rodolfo Zipperer participam do Programa Defesa Civil na Escola

Esta é a primeira escola do município a formar alunos futuros cidadãos na temática de Proteção e Defesa Civil.

Com o objetivo de preparar as gerações futuras para o enfrentamento de desastres, o programa Defesa Civil na Escola realizou na manhã deste sábado (30), a formatura dos alunos que participaram do Programa, na EEB Rodolfo Zipperer de Canoinhas.

A cerimônia contou com os atos de entrega dos certificados a 20 alunos e a posse do núcleo escolar de Proteção e Defesa Civil NEPDEC, entrega do mascote Radar e entrega da placa a escola participante do programa.

O estado de Santa Catarina fica localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul, o que causa a recorrência de eventos extremos. A iniciativa busca ampliar a percepção de risco desde o período escolar, promovendo a mudança de cultura na área de proteção e defesa civil, com o foco de preservar vidas e reduzir os prejuízos.

Professores e diretora discursaram da satisfação de fazer parte do programa bem como da honra de ser primeira escola do município a formar alunos futuros cidadãos na tematica de Proteção e Defesa Civil.

O QUE É

O programa Defesa Civil na Escola é uma proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina visando promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes, na população frente a ocorrência de eventos adversos.

É um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.


Leia também