A Defesa Civil informou a ocorrência de uma tempestade severa, com chuva intensa e fortes rajadas de vento na tarde desta terça-feira (17), em Xanxerê, no Oeste catarinense.
Às 15h, foram registrados 44 mm de chuva e ventos perto dos 43 km/h, contudo, pontualmente os ventos podem ter sido maiores, com rajadas em torno ou acima de 100 a 120 km/h.
Foram relatados destelhamentos e alagamentos em pontos da cidade. A Defesa Civil trabalha com a hipótese de ocorrência de uma microexplosão sobre a cidade e segue analisando dados do radar de Chapecó para confirmar o evento.

Uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo (da nuvem em direção ao chão), concentrada em uma pequena área e gerando fortes rajadas de vento na superfície.
Conforme o coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, uma empresa teve o telhado arrancado devido à força do vento. Lonas foram distribuídas a quatro famílias e os estragos estão sendo levantados. Felizmente não há registro de feridos.
Mais informações sobre a ocorrência ainda não foram divulgadas.
Para esta terça e quarta-feira (18), há alerta para fortes temporais em todo o Estado, principalmente do Meio-Oeste ao litoral.







