A apresentação do “The Voice Brasil”, na noite desta quinta-feira (28), marcou o fim de uma era para a famosa competição musical que estreou em 2012 no país.
Com a apresentação de Fátima Bernardes, a Rede Globo transmitiu a 12ª e derradeira temporada. O declínio da audiência e o desinteresse do mercado publicitário emergiram como os principais fatores que influenciaram essa decisão, que foi connfirmada, em nota, pelo departamento de Comunicação da emissora, em agosto deste ano.
Desempenho em queda
Em suas edições mais recentes, “The Voice Brasil” perdeu o apelo de audiência dos primeiros anos. Em 2020, a atração foi superada em média de audiência pela 12ª edição do reality show “A Fazenda”, transmitido pela Record.
Em 2022, com a estreia de Fátima Bernardes como apresentadora, o programa registrou uma média de 15 pontos de audiência na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 207 mil expectadores) a mais baixa desde 2013. Antes, o programa foi apresentado por Tiago Leifert (até 2021) e bateu recordes de audiência e patrocínios.
A edição de 2022 do “The Voice Brasil” teve apenas dois patrocinadores, um número considerado insuficiente pelos padrões da Globo. Já a versão infantil, “The Voice Kids”, conquistou apenas um patrocinador este ano, o que evidencia um declínio do interesse comercial pelo formato.
O fim do programa reflete um momento de transição para a emissora, que parece estar recalibrando sua grade para se adaptar às novas realidades do mercado de entretenimento.
No lugar do The Voice, a Globo vai exibir o reality Estrela da Casa, que vai misturar confinamento com música (ao estilo BBB). A previsão de estreia é para agosto de 2024. Serão 50 episódios. O programa, diário, será exibido ao vivo.