Não é onda de calor e o verão ainda não chegou, porém alguns municípios catarinenses registraram calor excepcional neste sábado (2), com sensação térmica chegando a 47ºC.
De acordo com a Defesa Civil, a temperatura mais elevada foi registrada em Ouro, no Oeste de SC, onde os termômetros marcaram 37.2ºC. Logo em seguida vem Três Barras, com 36.4ºC e Canoinhas com 35.8ºC. A sensação térmica chegou a 40.1ºC. Em Indaial, no Vale do Itajaí, a sensação de calor chegou a 47ºC, a maior do país neste sábado.
Municípios do Norte e Planalto Norte foram particularmente mais afetados com a temperatura elevada, passando dos 34ºC: Monte Castelo, Porto União, Major Vieira, Rio Negrinho, Papanduva, Itaiópolis, São Bento do Sul, Campo Alegre e Mafra, segundo a Defesa Civil do Estado.
Para este domingo (3), são esperados temporais com chuva pontualmente intensa e volumosa. O calor combinado a uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, volta a provocar temporais a partir da tarde, que começam nas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões.
Por alguns momentos os temporais apresentam chuva intensa e volumosa, resultando em risco para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos e associadas a temporais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e também atingimento da rede elétrica.
Na segunda-feira (04) e na terça-feira (05) o tempo continua instável em Santa Catarina, com chuvas frequentes entre o Grande Oeste e o Litoral Sul. Nas demais áreas há condições para pancadas de chuva e temporais isolados. As máximas sobem menos e não faz tanto calor quanto nos dias anteriores.