Entre a madrugada e manhã deste domingo (18), o ciclone que poderá apresentar características tropicais (de acordo com as últimas atualizações) se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil para sul.
Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado e condição para chuva a qualquer hora ao longo do litoral catarinense, que por vezes pode ser intensa e acompanhada de trovoadas. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados nas demais áreas.
As temperaturas máximas variam de 26°C a 30°C no Grande Oeste e litoral e entre 23°C a 28°C nas demais regiões.
Na segunda-feira (19), o ciclone segue em alto mar na altura entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas ocasionais no litoral, intercaladas por períodos de melhoria.
No restante do estado, a disponibilidade de umidade somada ao aquecimento, semelhante aos dias anteriores, volta a favorecer a formação de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde.
A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos.