Na sexta-feira (15), a Polícia Militar de Bela Vista do Toldo realizou uma operação de fiscalização de veículos escolares nas localidades de Imbuia, Rio D’Areia de Cima e Rio Bonito. A ação foi motivada por denúncias de que os veículos estavam transportando alunos em quantidade superior à lotação máxima permitida.
Foram alvos da fiscalização dois ônibus escolares que são destinados a realizar as linhas da Localidade do Rio Bonito até o Rio D’Areia de Cima e da localidade do Rio D’areia de Cima até o Centro de Bela Vista do Toldo, para trazer os alunos que frequentam o ensino médio.
Ônibus superlotado e com diversas irregularidades:
- 50 alunos em um veículo com capacidade para 32: Alunos viajavam em pé, no corredor do ônibus. Todos os bancos estavam danificados, com os cintos de segurança ineficientes (não destravam) e outros inoperantes (sem a trava de engate);
- Portas de saída inoperantes: As portas traseiras do ônibus estavam amarradas por cordas, impedindo a saída rápida em caso de emergência.
- Câmera de ré e farol com defeito: A câmera de ré não funcionava e a lâmpada da meia luz traseira esquerda estava queimada, comprometendo a segurança dos alunos.
- Pneus em mau estado: Os pneus traseiros esquerdos estavam lisos, aumentando o risco de derrapagem e acidentes.
Segundo veículo também apresentava irregularidades:
- Transbordo de alunos: Parte dos alunos era transbordada para outro veículo, que também estava superlotado e sem cinto de segurança.
A guarnição realizou os respectivos procedimentos administrativos de trânsito cabíveis para os veículos escolares abordados, bem como orientou os motoristas sobre como proceder para a regularização das pendências mencionadas.
Os veículos abordados foram notificados e liberados para regularização das
pendências, sendo confeccionado o auto de retirada de documento de trânsito para o Ônibus M.BENZ/ MPOLO e estipulado um prazo para a apresentação do veículo com as pendências sanadas.
Os veículos escolares foram escoltados pela guarnição para não haver prejuízo nas
aulas dos alunos.