A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas realiza neste mês de março ações especiais para as mulheres. “Todas as usuárias dos serviços poderão participar da programação”, garante a prefeita Juliana Maciel.
A Cozinha Comunitária está oferecendo oficinas de produção de alimentos (pão sem glúten e bolo sem açúcar) para mulheres que participam dos grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e servidores que realizam manipulação de alimentos nos equipamentos da Assistência Social (Saica, Canaã e Lar do Idoso).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vai intensificar as informações sobre prevenção e denúncias de violência contra a mulher. O Cras Lourdes Bernadete Ferreira Haack, do Campo, realizou roda de conversa no início desta semana.
O dia especial da mulher no Cras do bairro Sossego será no dia 12 de março. “Com a parceria dos alunos da UGV teremos alunas do curso de estética realizando procedimentos com usuárias da unidade”, conta a secretária Maria Hermínia Moreschi.
A atividade no Cras do bairro Piedade será no dia 12 com orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher, prevenção de doenças e ações de estética. O Rio do Tigre também vai receber evento.
O Ceju também terá evento no dia 23, às 14h, com partilha de café.
Cras Rural
A Assistência Social Rural de Canoinhas promove em março ações especiais para as mulheres que vivem no interior. Felipe Schmidt e Barra Mansa terão palestra com policiais militares sobre prevenção contra violência.
Com o objetivo de proteger as mulheres, dar voz e estimular a denúncia quanto às agressões, a Polícia Militar de Santa Catarina colocou em prática o programa Rede Catarina em Canoinhas. Uma rede que ampara, orienta e dá segurança as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
As policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar irão até as comunidades para apresentar esta rede de proteção.
A palestra em Barra Mansa será no dia 20 de março, às 9h, e em Felipe Schmidt, no dia 27 de março, também às 9h. Ambas serão realizadas nos pavilhões das igrejas.