saude

Escola municipal de Canoinhas entra na lista definitiva das escolas classificadas para Prêmio Lume

Avatar photo
O evento para a entrega do Prêmio Lume ocorrerá em novembro, na sede do Ministério Público de Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou hoje (20), no site, a relação definitiva das escolas classificadas por mesorregião na etapa de mérito da 2ª edição do Prêmio Lume: escola referência em alfabetização.

Na relação está a Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do Município de Canoinhas, que já havia sido classificada nas etapas de pré-qualificação 

A próxima etapa é a de validação, que verifica evidências dos indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Ela é composta por duas fases: um questionário de verificação nas escolas classificadas na etapa de mérito e entrevistas por videoconferência com as escolas classificadas e que responderam ao questionário.   

O prêmio é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores.

Integram ainda o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação o TCE/SC e MPC/SC. Outras 10 instituições também compõem o grupo.

Premiação 

As vencedoras – uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada uma das seis mesorregiões do estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul) – receberão um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação.

Todas as escolas classificadas na etapa de validação também receberão um certificado de reconhecimento. O evento para a entrega do Prêmio Lume ocorrerá no dia 19 de novembro de 2024 na sede do Ministério Público de Santa Catarina.

Os objetivos do Prêmio Lume são apurar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, estimular o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apoiar o desenvolvimento de experiências inovadoras de alfabetização que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional, e estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria dos resultados da alfabetização.  

 Na mesorregião do Norte Catarinense se classificaram:

Escolas Estaduais:

  • Escola de Educação Básica Dr. Francisco Izabel, do Município de Mafra.· 
  • Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, do Município de Itaiópolis.

Escolas Municipais:· 

  • Escola Básica Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond, do Município de São Bento do Sul.·
  • Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do Município de Canoinhas.