saude

Estudantes do IFSC Canoinhas brilham em evento de fruticultura e olericultura

Avatar photo
Alunos do curso de Agronomia apresentaram 26 trabalhos científicos, resultado de pesquisas desenvolvidas no câmpus.

LEIA TAMBÉM

Seis estudantes de Agronomia do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) marcaram presença no XVIII Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) e II Seminário Catarinense de Olericultura (Semco), realizados entre os dias 23 e 25 de julho em Fraiburgo.

A equipe, composta por Bárbara Thiem, Elis de Farias Schulka, Francine Lucachinski, Luis Felipe Lech, Sabrina de Cássia Senen e Suzana Figura Reis, representou os grupos de pesquisa do câmpus e apresentou um total de 26 trabalhos científicos, sendo 16 no Enfrute e 10 no Semco.  

Os trabalhos apresentados são resultado de pesquisas desenvolvidas nos mais diversos temas, como a produção de uva, maçã, nêspera, oliva, cenoura, pimentão e rúcula. A participação no evento permitiu aos estudantes divulgar os resultados de suas pesquisas para a comunidade científica e para o setor produtivo, além de entrar em contato com pesquisadores e profissionais renomados da área.

“Tivemos a oportunidade de levar as informações técnico-científicas geradas nos projetos e experimentos do Câmpus Canoinhas para o setor produtivo, cumprindo com a missão da nossa instituição”, destaca o professor e coordenador do curso de Agronomia Douglas André Wurz, que acompanhou a equipe em Fraiburgo.

Para as estudantes Sabrina e Suzana Reis, a experiência foi enriquecedora. “Tive a oportunidade de expandir minha rede de contatos, interagindo com empresas, produtores e colegas de outras instituições, o que me ofereceu uma aplicação prática dos conceitos teóricos abordados em sala de aula, além de novas demandas de pesquisa e projetos”, avalia Sabrina, da 9ª fase.

“Esses eventos são extremamente importantes para nossa formação acadêmica e profissional, pois proporcionam a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas ideias, que podem abrir muitas portas no futuro”, completa Suzana, da 5ª fase de Agronomia.

A participação dos estudantes do IFSC Canoinhas nos eventos demonstra a qualidade da formação oferecida pelo câmpus e a importância da pesquisa para o desenvolvimento da agricultura na região.