Hospital abre procedimento para confirmar morte cerebral de jogador do Bragantino

O jovem jogador Pedro Severino, de 19 anos, atacante da categoria de base do Bragantino, encontra-se em estado gravíssimo após um acidente de trânsito na madrugada desta terça-feira (4), na Rodovia Anhanguera, na altura de Americana, interior de São Paulo. O carro em que Pedro estava colidiu na traseira de um caminhão.

Carro que levava os jogadores do Red Bull Bragantino — Foto: Paula Nacasaki/ O Liberal
Carro que levava os jogadores— Foto: Paula Nacasaki/ O Liberal

O atacante, que estava no banco do passageiro, sofreu ferimentos graves, principalmente na cabeça. Ele foi levado para o hospital, onde passou por uma cirurgia de emergência. Devido à gravidade do quadro, o hospital iniciou o procedimento para confirmar a morte cerebral do atleta. O protocolo pode durar até 24 horas e inclui exames clínicos e complementares.

“Após rigorosa avaliação e seguindo todos os protocolos médicos, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi informa a abertura de procedimentos para a confirmação de morte encefálica do jovem, de 19 anos, vítima de trágico acidente na Rodovia Anhanguera, nesta terça-feira (4)”, informou o hospital em nota.

“Para que seja confirmada a morte encefálica, além do exame clínico, que deve ser realizado por dois médicos diferentes, com um intervalo mínimo de uma hora entre o primeiro e o segundo, o paciente deve ser submetido a um teste de apneia e a exames complementares. Esse procedimento pode ter duração de até 24 horas após a abertura do protocolo. A equipe do Hospital Municipal está prestando todo suporte possível para a família”, conclui a nota.

A morte encefálica é a parada irreversível e definitiva do cérebro e do tronco encefálico, com a perda de todas as funções neurológicas. 

O jovem jogador veio emprestado pelo Botafogo-SP, clube que o revelou, e faria seu primeiro treino no sub-20 do Bragantino nesta terça-feira, onde ficaria até janeiro de 2026. Ele é filho de Lucas Severino, atacante que jogou no Athletico, Cruzeiro e Corinthians.

O jovem tem contrato com o Botafogo-SP e foi emprestado para o Bragantino – Reprodução/Instagram

Pedro Castro, outro jogador do Bragantino que estava no carro, sofreu ferimentos leves e já recebeu alta. Ambos os atletas atuam na equipe sub-20 do clube e estavam a caminho do centro de treinamento em Atibaia no momento do acidente.

A polícia não informou se os condutores do carro ou do caminhão tiveram ferimentos, mas disse que eles passaram por testes de bafômetro e não foi constatado o consumo de álcool.

VOCÊ VIU?