tres_barras

História em cinzas: Incêndio destrói Igreja de 112 anos na Serra Gaúcha

Avatar photo
O fogo atingiu a estrutura na tarde desta segunda-feira (25) e consumiu o teto e o interior do edifício histórico; o local estava em obras e não houve feridos.

LEIA TAMBÉM

Um incêndio de grandes proporções destruiu a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, localizada no centro de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, na tarde desta segunda-feira (25). O templo religioso, cuja construção foi iniciada em 1904 e concluída em 1914, completou 112 anos de história e era considerado um dos exemplares mais antigos da arquitetura em estilo gótico no Rio Grande do Sul. Não houve registro de feridos.

Da estrutura da igreja, só sobraram as paredes, além do altar principal e uma imagem de Cristo, que também foi preservado. A cena chamou atenção dos fiéis e curiosos que observavam o trabalho do Corpo de Bombeiros no local. 

Imagem de Cristo é retirada intacta após incêndio que destruiu igreja centenária no RS — Foto: Neimar De Cesero / Agência RBS

Origem no teto e perda total da estrutura

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), a corporação mobilizou uma força-tarefa composta por dois caminhões de combate a incêndio, 13 bombeiros militares e o apoio de 11 brigadistas civis para conter o avanço das chamas.

No momento em que o fogo começou, o edifício estava vazio, pois passava por serviços de manutenção interna. Segundo as informações preliminares repassadas pelos socorristas, o incêndio iniciou justamente na parte superior do teto, região onde se concentravam as intervenções e obras estruturais.

A velocidade com que o fogo se alastrou comprometeu rapidamente os materiais de cobertura. “A igreja foi toda consumida pelas chamas”, relatou um porta-voz do Corpo de Bombeiros durante o atendimento.

O comandante da companhia que responde pelo município, Capitão Sanhudo, confirmou no final da tarde que as chamas haviam sido totalmente controladas pelas equipes e que a área foi isolada. Uma perícia técnica dos órgãos responsáveis deverá ser realizada nos próximos dias para apurar as causas reais e os fatores que desencadearam o início do fogo.

Solidariedade e reconstrução

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Flores da Cunha manifestou profunda solidariedade aos fiéis e à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes diante da perda material e histórica do patrimônio cultural. O prefeito da cidade, Marcio Rech, enfatizou o compromisso com a recuperação do espaço:

“O que podemos dizer neste momento é que vamos nos restabelecer e reconstruir juntos. Flores da Cunha é uma comunidade forte, unida pela fé e pela sua história”, destacou o chefe do Executivo.

Diante do ocorrido, a administração municipal e a liderança da paróquia informaram que a tradicional programação local das celebrações de Corpus Christi, que costuma atrair fiéis e turistas à praça central, será reavaliada conjuntamente.

Novas diretrizes sobre as missas e eventos comunitários serão comunicadas oficialmente à população nos próximos dias.

‘Virou cinza’: Frei chora após incêndio que destruiu igreja

incêndio na centenária Igreja Matriz, de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, levou o Frei Jadir Segala às lágrimas nesta segunda-feira (25). Imagens captaram o religioso chorando em frente à igreja, enquanto o Corpo de Bombeiro trabalhava para conter as chamas.

“Nossa igreja virou cinza. Perdemos tudo. Foi uma tragédia inexplicável. Em questão de minutos, nós tínhamos uma igreja e agora não temos mais”, declarou o frei em entrevista à rádio Gaúcha.

Frei Jadir Segala chora após incêndio na Igreja Matriz, em Flores da Cunha — Foto: Neimar De Cesero/Agência RBS

Desde 2023, o frei é o guardião, ecônomo e pároco do local.

“Perdemos uma história de mais de 100 anos. Minha cabeça ainda está bem fora, não parei ainda para pensar onde nós vamos dar o primeiro passo”, lamentou o religioso.

Notícia Anterior

A PARTIR DE 1º DE JUNHO
Detran/SC passará a exigir exame toxicológico para primeira CNH nas categorias A e B