cursos

bom_apetite_canoinhas

Cirurgias eletivas são retomadas no Hospital Santa Cruz de Canoinhas

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Sala de cirurgia do Hospital Santa Cruz de Canoinhas/Divulgação

Em nota divulgada nesta terça-feira (12), o HSCC informa que as cirurgias eletivas, que haviam sido suspensas no dia 22 de janeiro, foram retomadas normalmente no dia 30.

A medida cautelar durou apenas 8 dias e teve de ser implementada temendo não haver insumos de urgência e emergência. 
Segundo o Hospital, as cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente, inclusive as cirurgias particulares e de convênio, devido as dificuldades financeiras que ocasionou em atraso de pagamento aos fornecedores de materiais e medicamentos.

Cirurgia Eletivas – São consideradas cirurgias que não caracterizam nem urgência, nem emergência; cuja sua realização pode ser programada com antecedência.

“O sucesso da assistência hospitalar está intimamente ligado aos medicamentos, técnicas e materiais utilizados para sua realização e, nesse contexto o Hospital Santa Cruz prima sempre pela resposta imediata”, diz a nota.
No momento da suspensão, não havia nenhum Termo de Pactuação de Cirurgias Eletivas vigente, com o Estado tampouco com o Município. Sendo assim a medida tomada em período de crise não gerou prejuízo aos pacientes nem quebra contratual. 
 As cirurgias eletivas do SUS (Sistema Único de Saúde), precedem de um Termo de Pactuação, seja com o município ou com o Estado e até o presente momento as campanhas para o ano de 2019 ainda não foram lançadas.