Sobrenomes comuns em SC podem ter direito à cidadania luxemburguesa. Confira se o seu está na lista

Avatar
País tem cerca de 600 mil habitantes e um dos melhores IDH do mundo. Foto/Reprodução

O pequeno país europeu de Luxemburgo entrou no noticiário catarinense e nacional nos últimos dias, após o assassinato de Dione Strecker, 52 anos, na cidade de Esch-sur-Alzette.

Natural de Xaxim, no oeste catarinense, ela morava há oito anos em Luxemburgo e o crime, cujo suspeito é o ex-companheiro da brasileira, pouco comum no país que possui um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, chocou a grande comunidade brasileira e catarinense que mora lá.

Com uma área geográfica parecida com a da região metropolitana de Florianópolis e uma população total de aproximadamente 600 mil habitantes, o país entrou no radar dos catarinenses há poucos anos, quando veio à tona uma flexibilização nas leis de nacionalidade do país.

Junto disso, catarinenses que acreditavam ter uma origem alemã descobriram que, na verdade, eram descendentes de luxemburgueses que vieram junto dos colonizadores alemães para cidades como São Pedro de Alcântara.

Segundo a cônsul honorária em SC, Karen Francesca Schwinden, estima-se que cerca de 5 mil catarinenses tem origem de imigrantes de Luxemburgo, que cria uma facilidade para conseguir a cidadania.

Pelo fato de Santa Catarina reunir boa parte dos descendentes de luxemburgueses no Brasil, o estado foi escolhido para receber o primeiro consulado do país no Sul do Brasil.

A instalação do consulado ocorreu no primeiro trimestre de 2019 e visa estreitar as relações entre os países e dar suporte para quem tiver a cidadania.

A lista abaixo foi elaborada pelo consulado e não garante que todos que tenham esse sobrenome são de origem de Luxemburgo, pois imigrantes com o mesmo sobrenome podem ter vindo de países diferentes.

No entanto, a pesquisa pela árvore genealógica pode render alguma surpresa. Confira a lista de sobrenomes de origem luxemburguesa:

Com informações do Consulado de Luxemburgo em Santa Catarina.

Total
0
Shares