telemedicina

fesmate

Vento e granizo causam estragos em municípios do Planalto Norte e Vale do Itajaí

Avatar photo
Temporal arrancou cobertura em Atalanta, no Vale do Itajaí. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Uma intensa chuva de granizo atingiu cidades do Vale do Itajaí, pelo segundo dia consecutivo, na tarde desta sexta (25).

Em Blumenau, o granizo durou 10 minutos, conforme o coordenador Regional da Defesa Civil. Durante cinco minutos, a chuva com pedras de gelo foi mais intensa.

Lavouras de cidades próximas a Rio do Sul foram parcialmente destruídas. Em Aurora, a extensão atingida pela chuva foi de 400 hectares. Em Atalanta foram registrados ventos fortes que arrancaram coberturas.

Plantação de cebola destruída pelo granizo, em Aurora.
Municípios do norte do Estado também registraram o fenômeno no fim da tarde. Em Itaiópolis e nas localidade do Rio do Engano e Rodeozinho, interior de Papanduva, a queda de granizo foi intensa. Houve também registro em Apiúna e Campo Alegre, mas em menor intensidade.

Os Bombeiros de Itaiópolis informaram que árvores caíram, causando obstrução em algumas vias da cidade e bastante transtornos. Diversas diversas residências sofreram danos nos telhados.

Temporal provocou queda de árvores em Itaiópolis: Foto: Bombeiros de Itaiópolis

Pedras de gelo acumuladas em Itaiópolis/Reprodução

Fora do estado, choveu forte algumas cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (25/10). Em Duas Barras, leitores registraram granizo por volta das 15h30min.

Houve registro de granizo também na Baixada Fluminense na região de Nova Iguaçu, no início da noite, causando estragos principalmente em veículos.

Granizo na Baixa Fluminense, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta (25)/Reprodução
Na tarde de ontem (24), no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, a 389 km de Belo Horizonte, o granizo caiu por cerca de 40 minutos. Uma mulher morreu após ser atingida por uma árvore.

A Defesa Civil informou que 50 árvores caíram, carros foram amassados, um posto de combustíveis e o galpão de uma indústria também foram danificados. 
Granizo em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais/Reprodução
Foi necessário socorrer três veículos que ficaram presos entre várias árvores. Ninguém se feriu, mas o coordenador da Defesa Civil diz ter ficado assustado com o que viu enquanto dirigia. \”Eu fui lá socorrer, parecia que estava andando na neve. Nem parecia que estávamos no Brasil\”.

A prefeitura ainda não calculou os prejuízos, mas deverá decretar situação de emergência.

Previsão do tempo

O granizo pode voltar a ocorrer no estado no domingo (27), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina.

Para este sábado (26), a previsão é de sol com variação de nuvens nessas regiões. Pode ocorrer chuva fraca e isolada no início e fim do dia. Na Grande Florianópolis, pode haver chuva isolada à noite.

No domingo (27), deve haver sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios na tarde e noite. Deve haver condições favoráveis para temporais localizados com granizo.

Notícia Anterior

Corpo de idoso desaparecido é encontrado boiando no Rio Iguaçu em União da Vitória

Próxima Notícia

“Cobra comendo cobra”: Bombeiros capturam serpente em pátio de residência em SC