festival

Com 5 casos confirmados e 3 suspeitos de sarampo em Canoinhas, sábado será dia de vacinação

Avatar photo

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, grave, e que pode matar.

Canoinhas tem cinco casos confirmados de Sarampo, três suspeitos e cinco negativos após exames laboratoriais. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. É uma doença grave que pode matar.

As pessoas que tiveram contato com os casos confirmados e com os outros suspeitos foram acompanhadas pelo setor de epidemiologia do município.

Foi realizado o chamado “bloqueio”, que, segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, trata-se da avaliação de cada pessoa. “Foram examinadas mais de mil pessoas. Se não tinha sido vacinada ou em caso de perda da carteirinha, a pessoa recebeu a dose da vacina”, garante a secretária.

O bloqueio da doença é realizado em até 72 horas após o aparecimento dos “exantemas”, as manchas que frequentemente aparecem na região do tórax e no rosto.

A Vigilância Epidemiológica lembra que mães que tiverem bebês menores de seis meses não vacinados devem evitar locais públicos fechados.

Quem tiver exantema e febre alta também não pode sair de casa por pelo menos cinco dias.

Pessoas que tiverem as manchas e febre alta devem procurar a unidade de saúde de sua referência ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas quando os postos estiverem fechados.

Postos de saúde de Canoinhas estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

No próximo sábado (30), será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses.  
O horário de atendimento é das 8h às 17h. Na área urbana todos estarão abertos. No interior funcionam as unidades de Arroios, Paciência dos Neves, Fartura, Pinheiros e Marcílio Dias.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que nesta segunda etapa abre espaço para as pessoas de 20 a 29 anos.

Testes rápidos

No sábado, dia 30, as unidades vão fazer testes rápidos para detectar HIV. Também haverá uma tenda na Praça *Lauro Müller* no período da manhã para que as pessoas possam realizar o teste.

Dia do Peso

Neste sábado acontece também o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Lembramos que o não acompanhamento do beneficiário pode acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.

Notícia Anterior

Velório de Gugu Liberato será em caixão aberto, por 22 horas consecutivas

Próxima Notícia

Imperdível! Canoinhas será palco de um dos maiores eventos de dança de SC