O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, grave, e que pode matar. |
Canoinhas tem cinco casos confirmados de Sarampo, três suspeitos e cinco negativos após exames laboratoriais. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. É uma doença grave que pode matar.
Foi realizado o chamado “bloqueio”, que, segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, trata-se da avaliação de cada pessoa. “Foram examinadas mais de mil pessoas. Se não tinha sido vacinada ou em caso de perda da carteirinha, a pessoa recebeu a dose da vacina”, garante a secretária.
A Vigilância Epidemiológica lembra que mães que tiverem bebês menores de seis meses não vacinados devem evitar locais públicos fechados.
Quem tiver exantema e febre alta também não pode sair de casa por pelo menos cinco dias.
Pessoas que tiverem as manchas e febre alta devem procurar a unidade de saúde de sua referência ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas quando os postos estiverem fechados.
O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo que nesta segunda etapa abre espaço para as pessoas de 20 a 29 anos.
Testes rápidos
No sábado, dia 30, as unidades vão fazer testes rápidos para detectar HIV. Também haverá uma tenda na Praça *Lauro Müller* no período da manhã para que as pessoas possam realizar o teste.
Dia do Peso
Neste sábado acontece também o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Lembramos que o não acompanhamento do beneficiário pode acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.