A lula gigante da imagem foi avistada na costa da Espanha, em 2013. |
Uma postagem no Twitter em que uma lula gigante estaria na areia da praia da Tapera, em Florianópolis, é totalmente fake (falsa), diz o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A imagem da lula gigante está circulando nas redes sociais com o intuito de amedrontar os turistas que estejam vindo ou desejam passar a temporada em Floripa.
As postagens fakes, que não passam de brincadeiras, apontam para animais marinhos gigantes em Florianópolis e em outros lugares pela costa brasileira.
A ideia dos engraçadinhos para espantar os turistas desavisados foi através de postagens falsas, com direito a “alerta vermelho” emitido pelo Corpo de Bombeiros — que também não é verdade.
A imagem da lula gigante é uma fake news antiga. No início de 2014, o site oficial do National Geographic, do canal de televisão destinado a apresentação programas, séries e documentários sobre tecnologias, ciências, história, meio ambiente e curiosidades, desmentiu uma suposta aparição da mesma lula gigante na praia de Santa Monica, na Califórnia, EUA.
Não há nada nas praias de Floripa.