telemedicina

Chuva e vento provocam inundação, deslizamentos e quedas de árvores em SC neste domingo (9)

Avatar photo
Rancho caiu no município de Rodeio; ninguém se feriu. Foto: Bombeiros/Divulgação

A chuva que caiu em várias regiões de Santa Catarina neste domingo (9) provocou inundação, alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e interdição de rodovias.

Inundação: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos
Alagamento: é o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem.

Em alguns lugares, a chuva acompanhada de ventos deixou milhares de residências sem energia elétrica. Em Joinville foram ao menos 4,5 mil. Em Blumenau árvores caíram sobre fiações da rede e em Florianópolis uma árvore caiu, interrompendo o trânsito e deixando mais de 3 mil unidades consumidoras sem luz.

Em Itapema houve pontos de alagamento, queda de cinco árvores e escorregamento de terra, que necessitou de intervenção da secretaria de obras do município.

No Norte do estado, Joinville, Jaraguá do Sul e Guaramirim registraram problemas. Em Joinville, uma casa precisou ser interditada por causa da um muro de contenção. A família com três pessoas precisou sair de casa.

Casa foi interditada em Joinville por risco de desabamento de muro. Foto: Defesa Civil/Divulgação

Em Pirabeiraba foram registrados pontos de alagamentos. Em duas horas choveu o previsto para 10 dias: 83 milímetros.

Ainda em Joinville, o km 22 da BR-101 também precisou ser bloqueado pela Polícia Rodoviária Federal.
Em Guaramirim, uma queda de barreira interditou totalmente a SC-108 no km 35,9.

Enxurrada invadiu residências no bairro Vieira em Jaraguá do Sul. Foto: Divulgação

Já em Jaraguá do Sul foram cerca de 30 ocorrências atendidas pela Defesa Civil envolvendo deslizamento de terra, queda de árvores e alagamentos. 

Entre 16h30 e 17h, choveu 60 milímetros. Nas 72 últimas horas, o acumulado foi de 140 mm. O nível do rio Jaraguá está 2,81 metros acima do nível normal.

Queda de árvores na BR-470. Foto: Divulgação

Em Rodeio, os bombeiros voluntários foram acionados para atender ocorrências de quedas de árvores na BR-470. Na cidade uma árvore caiu sobre uma residência e um rancho foi destruído.

Em Rodeio, uma casa foi atingida por deslizamento de terra; ninguém se feriu — Foto: Bombeiros/Divulgação
Em Brusque, no Vale do Itajaí, a Defesa Civil registrou cerca de 20 deslizamentos, sendo que dois deles atingiram duas residências que foram interditadas e as famílias precisaram sair. 
A Defesa Civil também registrou quedas de árvores, rompimento de tubulações e diversos pontos de alagamentos.

Ainda em Brusque, o Corpo de bombeiros Militar foi acionado para auxiliar no resgate de ocupantes de dois carros arrastados pela força da água. Quando a equipe chegou ao local, moradores já tinham ajudado os ocupantes de um Gol e de um Uno a saírem dos carros.

Dois carros foram arrastados pela força da água em Brusque.  Foto: Bombeiros/Divulgação

O Gol de cor branca caiu em um córrego. O motorista de 19 anos e a passageira de 17 anos mão ficaram feridos, mas a jovem estava muito nervosa e precisou de atendimento, segundo os bombeiros. Já o motorista do Uno, de 31 anos, estava sozinho no carro e não se feriu.

A previsão do tempo para segunda-feira (10), é de chuva isolada no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Nas demais áreas, sol com poucas nuvens, de acordo com a Defesa Civil.

Notícia Anterior

Jovem de 18 anos é morto pela polícia em abordagem dentro de casa, em SC

Próxima Notícia

Veículo parte ao meio em acidente e quatro pessoas da mesma família morrem, na BR-470