sementes_tabaco

bom_apetite_canoinhas

cursos

Temperatura entrará em declínio a partir de quarta-feira em Santa Catarina

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Outono será de pouca chuva em Santa Catarina e dias conhecidos como \”veranicos\” deverão ocorer com frequência.

A previsão é temperatura baixa entre a noite e amanhecer, entre os dias 14 e 17 de abril em Santa Catarina, com mínima de – 2°C a 5°C e formação de geada nas áreas altas.

Embora a condição não seja de frio rigoroso, a temperatura também diminui nas demais regiões de SC, com mínima de 8°C a 14°C no Litoral e 6°C a 8°C em Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Durante o dia, máxima próxima de 25°C a 26°C na maioria das regiões e 20°C no Planalto Sul.

CONFIRA A PREVISÃO

Terça-feira (14/04):

Pancadas isoladas e passageiras de chuva com trovoada, melhorando no decorrer do dia. Risco de temporal localizado na madrugada e início da manhã, especialmente no oeste e sul do estado.
Temperatura mais elevada, em declínio no fim do dia.
Sistema: frente fria em rápido deslocamento por SC, seguida de uma massa de ar frio e seco (alta pressão).

Quarta-feira (15/04):

Tempo estável e ensolarado em SC, com mais nuvens do Oeste ao Planalto Sul no início do dia.
Temperatura em declínio.

Quinta e sexta-feira (16 e 17/04):

Tempo estável com sol e poucas nuvens em todas as regiões.
Temperatura mais baixa ao amanhecer e período noturno, com mínima de – 2°C a 4°C nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com formação de geada isolada. No decorrer do dia, temperatura amena.
CHUVA

A previsão para o trimestre (abril, maio e junho) é de chuva abaixo da média em SC.

No outono, a chuva diminui em relação aos meses de verão. No trimestre, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste.

TEMPERATURA

No trimestre a temperatura estará acima da média. A partir de abril chegam às primeiras massas de ar frio, com menos intensidade em 2020, mesmo assim propiciando a formação de geada e nevoeiros, sobretudo em localidades do Planalto Sul.

Em maio, a intensidade das massas de ar frio aumenta gradativamente, com temperatura mais baixas que no mês anterior estendendo a área de ocorrência de geada, que tendem a ficar mais amplas em junho, atingindo mais regiões do Estado.

No outono, massas de ar quente, com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), quentes e úmidos, devem ocorrer com mais freqüência no outono de 2020, caracterizando os “veranicos” especialmente no mês de maio.

Ressalta-se que neste ano serão mais freqüentes os dias com maior amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima do dia).
EPAGRI/CIRAM