cursos

bom_apetite_canoinhas

Anvisa autoriza que voluntários catarinenses testem vacina contra a Covid-19

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Vacina coronavírus Santa Catarina
Foto: Pixabay/Reprodução

Santa Catarina vai ser mais um estado que terá voluntários para testar o desenvolvimento da vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson, contra o novo coronavírus. A empresa anunciou nesta quarta-feira (23) o início da última etapa de estudos.

A autorização foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, a vacina é testada em sete Estados brasileiros. Agora, serão 11. Foram incluídos na lista Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e também o Distrito Federal.

A Anvisa também autorizou um aumento no número de voluntários que devem participar de estudos da vacina em desenvolvimento pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

VACINAS

O Brasil tem hoje quatro estudos clínicos em andamento de potenciais imunizantes contra a Covid.

O primeiro a obter aval para testes foi a vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, o que ocorreu ainda em junho.

Em seguida, tiveram autorização para estudos a empresa chinesa Sinovac, que conduz pesquisas em parceria com o Instituto Butantan, a empresa norte-americana Pfizer e a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

Até o início da semana, a Anvisa não tinha recebido pedido de aval para estudos da vacina Sputnik, da Rússia.