Imagem desta segunda-feira (21) mostra os estragos da enxurrada em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí — Foto: Marcos Schmidt/NSC TV |
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta segunda-feira (21) o estado de calamidade pública dos municípios de Presidente Getúlio, Rio do Sul e Ibirama, todos no Vale do Itajaí, atingidos pela enxurrada na semana passada. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.
Além desses três, foi reconhecida situação de emergência em mais dois municípios da região: Aurora, que também teve enxurrada, e Vidal Ramos, atingida por uma tempestade. Os fenômenos ocorreram na quinta (17).
Em um estado de calamidade pública, a prefeitura passa a compartilhar responsabilidades, principalmente com o governo federal.
Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo para atuação em Presidente Getúlio nesta semana
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue com a missão de resposta à enxurrada, no Alto Vale do Itajaí.
Foto: Divulgação / CBMSC |
A intenção é que os trabalhos sigam até que a última vítima seja encontrada.
Na tarde desta segunda (20), os bombeiros confirmaram que mais três corpos foram encontrados em Presidente Getúlio. Com isso, 20 pessoas morreram na enxurrada, 17 nessa cidade, duas em Rio do Sul e uma em Ibirama.