Defesa Civil nacional reconhece estado de calamidade pública em municípios de SC

Imagem desta segunda-feira (21) mostra os estragos da enxurrada em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí — Foto: Marcos Schmidt/NSC TV

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta segunda-feira (21) o estado de calamidade pública dos municípios de Presidente Getúlio, Rio do Sul e Ibirama, todos no Vale do Itajaí, atingidos pela enxurrada na semana passada. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

Além desses três, foi reconhecida situação de emergência em mais dois municípios da região: Aurora, que também teve enxurrada, e Vidal Ramos, atingida por uma tempestade. Os fenômenos ocorreram na quinta (17).

Em um estado de calamidade pública, a prefeitura passa a compartilhar responsabilidades, principalmente com o governo federal. 

A constituição permite nesses casos que o município faça empréstimos compulsórios, possa parcelar dívidas, atrasar gastos obrigatórios e antecipar o recebimento de receitas.

Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo para atuação em Presidente Getúlio nesta semana

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue com a missão de resposta à enxurrada, no Alto Vale do Itajaí. 

A partir desta terça-feira, 22, duas turmas de alunos do Curso de Formação de Sargentos irão para a cidade de Presidente Getúlio, para contribuir com as buscas. Ou seja, serão 56 bombeiros militares a mais, que partirão do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. 
Foto: Divulgação / CBMSC
A primeira turma, com 28 bombeiros militares irá nesta terça-feira e retornará no dia 24, e a segunda entre os dias 25 e 27.
Até o momento, cerca de 50 bombeiros militares já estão envolvidos na operação, que conta com apoio de diversos Batalhões de Bombeiro Militar do estado. 
Todos os cinotécnicos – bombeiros militares formados no curso para atuação com cães -, além das equipes de salvamento em áreas deslizadas, que foram empregados nesta missão, têm experiência de trabalho em Brumadinho, o que auxilia na busca por vítimas.

A intenção é que os trabalhos sigam até que a última vítima seja encontrada.

Na tarde desta segunda (20), os bombeiros confirmaram que mais três corpos foram encontrados em Presidente Getúlio. Com isso, 20 pessoas morreram na enxurrada, 17 nessa cidade, duas em Rio do Sul e uma em Ibirama.

Na tarde desta segunda (20), os bombeiros confirmaram que mais três corpos foram encontrados em Presidente Getúlio. Com isso, 20 pessoas morreram na enxurrada.

error: Conteúdo indisponível para cópia !!