bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Governo decide antecipar 13º de aposentados do INSS e abono salarial

Avatar photo

Diante do aumento no número de casos de Covid-19 neste início de ano, o governo Jair Bolsonaro decidiu antecipar novamente os pagamentos do 13º de aposentados do INSS e do abono salarial. A medida já havia sido adotada em 2020.

A intenção é pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em fevereiro e a segunda, em março. O mesmo calendário seria usado no pagamento do abono salarial.

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, já providencia a formalização da medida e avalia se realmente será possível fazer a primeira antecipação já no próximo mês.

A medida de antecipar a gratificação de Natal dos aposentados foi uma das primeiras lançadas pelo governo no ano passado, quando a pandemia chegou ao Brasil e começou a restringir atividades. Em 2020, o total antecipado pela medida foi de 47,2 bilhões de reais.

Segundo o último boletim da Previdência Social, em novembro, haviam 30 milhões de benefícios previdenciários ativos.    Essa antecipação vai atender, neste momento, a uma parcela da população que sofre mais diretamente com o coronavírus, como os idosos.