Governo lança campanha para mostrar que tem capacidade para realizar vacinação

Avatar
Campanha será para mostrar capacidade e só na segunda fase, quando tiver vacina, é que fará a convocação dos grupos prioritários para a vacinação. Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde informou que vai lançar nesta quarta-feira (20), uma campanha publicitária para mostrar à sociedade a capacidade do país de promover a vacinação contra a Covid-19.

O incentivo à vacinação contra a covid-19, porém, ficará para um segundo momento, visto que entraves comerciais, diplomáticos e políticos, impedem que o Brasil receba insumos para produzir as vacinas contra Covid-19 em solo nacional, e deste modo não há previsão concreta de quando haverá novas doses para distribuição à população.

A CAMPANHA

Um filme com duração de um minuto e conteúdo em formato de manifesto, vai ressaltar as diversidades sociais e geográficas, juntamente com a estrutura de logística usada para a distribuição das vacinas autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com o conceito “Brasil imunizado. Somos uma só nação.”, o filme reúne pessoas representando cada uma das cinco regiões do País e simbolizando o gigantismo da nação, ao mesmo tempo em que revela os desafios de realizar a campanha de vacinação em um território com proporções continentais.

A primeira cena mostra um sertanejo idoso em sua casa, tirando a viola de um armário e afinando as cordas do instrumento, enquanto visualiza fotos com amigos, como se estivesse se preparando para revê-los.

O texto do filme ressalta que “O Brasil é gigante” e que “o desafio de vacinar os brasileiros também e vai além da saúde, por se tratar de uma questão humana, social e econômica”.

O filme traz imagens de uma médica com equipamentos de proteção segurando a mão de um paciente, de uma feirante durante o trabalho; e de uma professora.

As cenas são intercaladas com imagens de laboratórios de pesquisa e de operações de logística envolvendo Aeronáutica, Exército e Marinha.

Também são mostrados trechos com o transporte da vacina em aviões e caminhões, além de imagens de vacinação com profissionais de saúde protegidos por máscaras e de pessoas utilizando o celular para acessar o app Conecte SUS.

ESTRATÉGIA

A estratégia de comunicação é reafirmar o compromisso do Ministério da Saúde de levar a vacina a todo o Brasil.

No decorrer do filme, o texto salienta que a vacinação “vai devolver a confiança para que o senhor Isaías” – o sertanejo da primeira cena – “volte a fazer rodas de viola com os amigos; para que os médicos possam continuar salvando vidas; e para que os professores voltem às salas de aula”.

O filme termina com cenas de pessoas com máscaras, lavando as mãos e usando álcool em gel, destacando um letreiro que reforça a necessidade de proteção enquanto a vacina não chega a todos.

A campanha conta, ainda, com mais dois filmes, um de 30 segundos e outro de 15 segundos, além de peças para rádio e mídia impressa.

Com informações do Ministério da Saúde/Governo Federal

Total
0
Shares