Em um ano de pandemia, estado teve reforço de mais de 5 mil profissionais de saúde

Avatar
Profissionais superam a exaustão e o desgaste emocional para cuidar dos pacientes em tratamento contra a covid.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março de 2020 a março de 2021, a SES ampliou seu quadro em 2.670 profissionais.

As vagas contemplam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de funções na área administrativa dos hospitais.

Atualmente, o quadro da Secretaria conta com mais de 12 mil profissionais. Para qualificar o atendimento, eles foram capacitados por meio de cursos promovidos pela Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS). Foram mais de 1,4 mil horas/aula.

Conforme a Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC), na rede de hospitais filantrópicos, em mais de 50 unidades que realizam o atendimento Covid, o quadro de pessoal foi ampliado em 2,5 mil profissionais para o enfrentamento da pandemia.

Trabalho essencial em todas as fases de enfrentamento

 A luta contra o coronavírus ainda não acabou e o trabalho dos profissionais da saúde continua sendo essencial, especialmente, para os cerca de 2,6 mil pacientes internados em leitos de enfermaria e de UTI para tratamento da Covid-19 no estado.

Nas vitórias sobre a doença, encontramos as digitais das equipes de profissionais da saúde. Desde o início da pandemia, mais de 690 mil pessoas se recuperaram da Covid-19.

Toda vez que um paciente recebe alta dos hospitais, os milhares de profissionais da saúde espalhados pelo estado veem as forças renovarem sob o aplauso da esperança.

São eles também que, neste momento importante de enfrentamento ao coronavírus, ajudam a reforçar a confiança em dias melhores, por meio das mais de 400 mil doses de vacina já aplicadas nos catarinenses.

Total
1
Shares