cursos

bom_apetite_canoinhas

Blitz da covid em Canoinhas: pessoas que deveriam estar em casa, foram flagradas na rua

Avatar photo
Medida busca conscientizar a população sobre a necessidade do cumprimento do isolamento domiciliar.

LEIA TAMBÉM

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas iniciaram esta semama a ‘blitz da covid’, ‘ em residências e empresas. A medida tem por ojetivo garantir que pessoas que testaram positivo ou com suspeita de Covid-19 cumpram o isolamento domiciliar.

Na ação foram verificadas várias situações como endereço incorreto e denúncias de pessoas que deveriam estar em casa, mas que foram flagradas na rua.

A fiscalização também foi até endereços de pessoas positivadas para a covid-19 que não respondem ao monitoramento. “O monitoramento deve ser respondido mesmo que a pessoa esteja em tratamento médico particular. As orientações da central covid devem ser seguidas”, afirma a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

A medida busca conscientizar a população sobre a necessidade do cumprimento do isolamento domiciliar para:

• Casos suspeitos ou confirmados da covid-19 sem necessidade de internação.

• Pessoas que vivem na mesma casa de paciente suspeito ou confirmado para covid-19.

“Quem está com suspeita ou então convive com algum suspeito deve ficar isolado mesmo que teste negativo e mesmo que não esteja com sintomas. Não deve sair de casa e não deve receber visita e jamais deve enviar as crianças para a escola”, orienta a secretária de Saúde de Canoinhas, Katia Oliskowski.

A secretária lembra que se os exames  quando não forem realizados nos dias recomendados há grande chance de o resultado apresentar “falso” negativo. “O isolamento social de casos é a melhor forma de conter o avanço da doença”, argumenta a secretária.

A fiscalização prosseguiu no final de semana e segue na próxima também.