Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac

Instituto informou que até o fim de junho receberá um novo lote de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses.

O Instituto Butantan entregou hoje (16) ao Ministério da Saúde um lote de um milhão de doses da vacina CoronaVac contra covid-19.

Essa remessa é parte das 5 milhões de doses previstas para serem liberadas ao longo do mês de junho para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido no dia 12 de maio.

Em coletiva de imprensa durante a saída das doses, Dimas Covas voltou a ressaltar a eficácia da CoronaVac. Ao falar dos ensaios clínicos de fase 3 da vacina, o presidente do Butantan assinalou que as pesquisas reafirmam tudo que já foi anunciado anteriormente sobre o imunizante.

“Os resultados são muito bons e confirmam que a vacina tem demonstrado na prática que é muito eficiente. Uma vacina de elevado perfil e comparável a qualquer outra”, comentou.

Um estudo divulgado em abril por cientistas do Butantan e colaboradores indica que a eficácia global da CoronaVac pode chegar a 62,3% caso o intervalo entre as duas doses seja igual ou superior a 21 dias.

O Butantan também testou a CoronaVac em nível populacional no Projeto S, o estudo clínico de efetividade inédito no mundo que imunizou toda a população adulta do município de Serrana, no interior de São Paulo.

A vacinação fez os casos sintomáticos de Covid-19 despencaram 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95%.

PRODUÇÃO

O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos no dia 5 de maio. Desse total, já houve a liberação de 2,8 milhões de vacinas desde o dia 11, quando foram entregues 800 mil doses e, no dia 14, mais 1 milhão. 

Segundo informações do Instituto Butantan, o envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30.

Parte das doses já envasadas está em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade. O Butantan informou, ainda, que até o fim de junho receberá um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses.

Ainda de acordo com o Butantan, com a entrega de hoje, já foram fornecidas ao PNI  50,012 milhões de doses desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Total
29
Shares