festival

Chuva, granizo e vento causam estragos no Paraná

Avatar photo
A Defesa Civil ainda está realizando um levantamento completo dos atingidos e desalojados.

Chuvas de granizo e vendavais registrados no Paraná, no sábado (23), danificaram 938 casas, segundo a Defesa Civil. Não houve registros de pessoas feridas ou mortas.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel), informou que 250 mil pontos ficaram sem energia no estado. Equipes de funcionários passaram o dia procurando atender aos mais de 7,6 mil chamados de ocorrência abertos desde ontem, tentando recuperar os estragos causados à rede elétrica e restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.

Chuva com granizo no município de Jesuítas. Foto: Leticia Algarte

A região mais afetada foi a Noroeste do estado, onde pelo menos 127 postes de energia foram quebrados pela força do vento ou ao serem atingidos por árvores que caíram.

Na região Norte, o total de postes danificados é ainda maior: 156. Além disso, quatro torres de transmissão também foram prejudicadas.

Queda de árvore em Maringá. Foto: Solange Riuzim

Ainda de acordo com a Copel, o fornecimento de energia elétrica foi quase que totalmente interrompido em pelo menos 35 cidades. Em 10 municípios houve queda de granizo.

Em Cascavel, uma forte tempestade com ventos e granizo atingiu a cidade no início da tarde e deixou um rastro de destruição. Segundo o Simepar, os ventos chegaram a 100 km/h. 

Cobertura de posto de comcombustíveis foi arrancado com a força do vento.

Na região oeste do estado, a tempestade impactou a geração de energia da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Cidade do Leste, no Paraguai, segundo a usina.

De acordo com a Itaipu, as fortes chuvas provocaram o desligamento de cinco das 20 unidades geradoras disponíveis da usina.

Segundo a prefeitura de Foz do Iguaçu, os ventos na cidade chegaram a 70km/h e derrubaram cerca de 100 árvores. Além disso, em alguns pontos foi registrada a queda de granizo e a Defesa Civil teve que atender a dezenas de solicitações de lonas plásticas para remediar danos causados aos telhados.