bom_apetite_canoinhas

cursos

Inmet alerta para fortes chuvas no país até 1º de janeiro

Avatar photo
A virada do ano deve ser de chuva em grande parte do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Depois da chuva forte causar diversos danos em cidades da Bahia e no norte de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre a condição de tempestades em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste até o dia 1º de janeiro de 2022.

Para Santa Catarina, o tempo será de nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas típicas de verão (isoladas e passageiras) em todas as regiões. Temperatura estará elevada.

Alerta

Segundo o Inmet, até a noite do dia 1º de janeiro de 2022, uma massa de ar úmida e instável deverá provocar muita chuva sobre o norte, centro e leste de Goiás, Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais, onde os totais de chuva podem superar os 200 milímetros (mm).

Além disso, os totais de chuva no centro, sul e leste de Minas Gerais e na Região Serrana e sul do Rio de Janeiro devem variar entre 70 e 100 mm. Não estão descartadas eventuais quedas de granizo nessas áreas.

Os acumulados de chuva em dezembro de 2021 (considerando dados até a manhã do dia 27/12) já ultrapassaram, e muito, a média de todo o mês. Em algumas Estações Meteorológicas do Inmet, o mês de dezembro de 2021 é o mais chuvoso há pelo menos 15 (quinze anos).

Virada

A virada do ano deve ser de chuva em grande parte do país, mas o clima continuará quente e abafado. Segundo os meteorologistas, há grande possibilidade de chuva no Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Em Santa Catarina, o calor e a alta umidade provocam pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporais entre a tarde e o início da noite do dia 31. No sábado (1º), a instabilidade se afasta para o mar favorecendo a presença do sol em todo o estado.