No início da madrugada desta sexta-feira (6), o Canoinhas Online recebeu fotos e vídeos, juntamente com indagações sobre um susposto atentado que teria ocorrido na noite de quinta-feira (5), na prefeitura municipal de Major Vieira (vídeo abaixo).
De acordo com o relato, seriam “oito feridos e dois mortos”, e a notícia estava se espalhando por grupos de Whatsapp.
Verificando que os vídeos e imagens eram autênticos, fomos em busca de informações, as quais foram encontradas rapidamente na divulgação diária do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Realmente a movimentação foi grande no local, porém o que ocorreu foi uma simulação, com os alunos dos Cursos de Bombeiros Comunitários (CBC), justamente na Rua Argemiro Borges, área central de Major Vieira, onde fica a prefeitura municipal (veja imagem abaixo).
De acordo com nota, divulgada posteriormente pelo Corpo de Bombeiros, o objetivo do simulado foi preparar os alunos para atuar no atendimento pré-hospitalar nas mais diversas ocorrências.
O simulado teve quatro equipes, com tempo estimado de 1h30min onde cada equipe atuou em cenários diferentes, sendo avaliados sobre as condutas e decisões tomadas após avaliação dos instrutores.