telemedicina

fesmate

Amor à vida! duas tentativas de suicídio são impedidas na região

Avatar photo
Depressão não é “frescura” e sim uma doença que deve ser tratada e combatida como todas as outras.

No mês dedicado à prevenção ao suicídio — Setembro Amarelo — duas pessoas foram impedidas de tirar a própria vida no sábado (10). As situações ocorreram em São Mateus do Sul e União da Vitória, no Paraná.

Por volta da 01h50 da madrugada, um socorrista do SAMU de União da Vitória, retornava para casa quando ao passar pela Ponte José Richa, encontrou uma mulher, de cerca de 40 anos, que tentava cometer suicídio.

Ele parou o carro, foi ao encontro dela, e após longo diálogo consegui acalmá-la, sendo acionado o Corpo de Bombeiros que a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento.

Outra situação foi registrada às 8h30 da manhã, na ponte sobre o Rio Iguaçu em São Mateus do Sul, onde uma mulher de 43 anos havia se jogado no rio. Os Bombeiros foram acionados e imediatamente um dos socorristas pulou na água, realizando as manobras de socorro para salvá-la.

Um homem que estava próximo, em um barco, rapidamente encostou onde o socorrista estava e ajudou a tirar a vítima e levar até o barranco, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi conduzida ao Pronto Socorro em estado considerado grave. Posteriomente a vítima foi transferida para o hospital Regional em União da Vitória.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)

A necessidade do alerta à sociedade em relação aos impactos negativos à saúde mental se torna maior e deve-se ter mais cautela. Consequências como o desemprego, medo, perda de familiares ou amigos causam estresse, ansiedade e depressão, fatores que aumentam consideravelmente o número de casos de atentados à própria vida.

É importante salientar sempre que depressão não é “frescura” e sim uma doença que deve ser tratada e combatida como todas as outras. A melhor postura em relação às pessoas que estejam sofrendo de depressão é não menosprezar o que estão sentindo, pois, essas alterações estão machucando-as muito e de modo intenso.

Diante de uma pessoa depressiva, devemos acolhê-la e nos mostrar próximos. Mostrar que ela não está sozinha, que não é um peso e, mais do que qualquer outra coisa, auxiliá-la a procurar ajuda psiquiátrica e psicoterápica. Os dois caminhos associados são ideais para que dúvidas sejam esclarecidas e para que os pacientes possam se recuperar de seus quadros.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Ciro Gomes diz ter sofrido tentativa de agressão por homem armado, no RS

Próxima Notícia

PARANÁ
Rapaz morre após investir contra policiais em São Mateus do Sul

VOCÊ VIU?