Por volta das 18h30 de terça-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar de Mafra foi acionado para a Rua Agropecuarista Alfredo Herbst, no bairro Jardim Moinho, para a verificação de uma cobra que estava em uma garagem e posteriomente adentrou pela parte inferior de um veículo, segundo informou a moradora.
Os Bombeiros começaram uma busca minuciosa pela cobra e após 30 minutos uma serpente da espécie Tropidodryas serra (conhecida como Serpente Corre Campo), foi encontrada.
Segundo os bombeiros, a espécie é inofensiva e não possui peçonha, porém quando se sente ameaçada ataca suas presas, simulando o bote.
Também em Mafra, desta vez no bairro bairro Vila Ferroviária, a guarnição foi acionada para resgatar um animal silvestre que havia sido atacado por dois cães no pátio de uma residência. No local,um Ouriço-Cacheiro foi encontrado na encosta do muro.
Após a captura, o animal foi transportado em segurança até a soltura em seu habitat natural.
ALERTA PARA BICHOS PEÇONHENTOS
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina adverte que a elevação das temperaturas contribui para o aumento de contato de seres humanos com as serpentes (cobras). Isso ocorre, especialmente, por dois motivos: maior presença de pessoas no habitat das cobras e maior circulação das cobras em busca de comida e devido ao período de reprodução, a partir da primavera.
Desta forma ao avistar uma serpente, mantenha uma distância segura, afaste todos os animais domésticos e acione o Corpo de Bombeiros Militar para efetuar a manipulação e condução do animal para local seguro.